Os benefícios da Segurança Preventiva
Trata-se de práticas que envolvem a identificação, análise, avaliação e controle dos riscos que são desenvolvidas de forma contínua, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais seguro e protegido.
O principais riscos que podem ameaçar a segurança de uma empresa ou condomínio:
Os problemas mais comuns, que geralmente colocam a empresa ou o condomínio em situação de vulnerabilidade e risco são: desvio de recursos e de informações confidenciais, ambiente que possibilita invasão, furtos, assaltos, vandalismo e outras ações propositais.
Para que esses problemas sejam evitados, é necessário aplicação de segurança preventiva.
Principais ações aplicadas no planejamento de segurança preventiva
Para que essas ações sejam aplicadas de maneira assertiva, é necessário realizar um planejamento, seguindo algumas premissas. As principais ações aplicadas são:
- Antecipação e identificação;
- Análise e avaliação de riscos e ameaças;
- Definição de prioridades;
- Implementação de ações de controle;
- Monitoramento, e
- Reavaliação periódica.
Como é realizada a aplicação do planejamento?
A aplicação desse trabalho é feita de maneira minuciosa. Para isso, é realizado periodicamente análises de possíveis ameaças na organização, para que assim, sejam implementados novos métodos de controle, que visam a redução e/ou eliminação de qualquer possibilidade de risco.
Os benefícios da segurança preventiva são:
- Estratégias e soluções eficientes, além da qualidade do serviço e processos.
- Uso de equipamento de monitoramento e vigilância inteligentes e de qualidade.
- Profissionais capacitados e experientes, e uma equipe totalmente comprometida com o trabalho.
- Agilidade nas resoluções.
Como usar a segurança preventiva para evitar riscos e ameaças na segurança da sua empresa ou condomínio?
1 – Faça um bom projeto de segurança preventiva
Para que as ações e medidas preventivas tenham sucesso em sua aplicação, é necessário realizar um projeto com base na análise prévia realizada para identificar os pontos de atenção e planos de ação.
É fundamental que este projeto tenha um diagnóstico completo, constando as informações mais relevantes como os objetivos e necessidades da empresa, vulnerabilidades, equipamentos e tecnologia de sistemas necessários, planos de emergência e determinação de responsabilidades.
Logo após a criação desse projeto, essas medidas e ações devem ser previamente simuladas para evitar possíveis falhas em sua aplicação.
2 – Tenha a tecnologia como sua aliada
Com o avanço da tecnologia, o serviço de segurança se tornou ainda mais eficiente, quando a equipe tem à sua disposição, equipamentos e sistemas inteligentes que auxiliem na otimização do serviço.
Para isso, é essencial analisar o seu projeto e entender quais são as melhores opções de apoio, e a partir disso, investir em ferramentas que ajudem nesse processo, como é o caso dos equipamentos de monitoramento, sistemas de identificação, controle de acessos, barreiras eletrônicas, dentre outras opções.
3 – Faça o uso de estratégias de controle de acesso
Utilizando de forma adequada recursos e procedimentos de controles de acesso, é possível tornar o plano de ação do seu projeto de segurança preventiva mais eficiente.
Dentre essas estratégias podemos listar:
- Controle de acesso mais rigoroso;
- Controle de tráfego de documentos e volumes;
- Controle e monitoramento de imagens e realização de rondas locais e nos perímetros;
- Definição das atividades e responsabilidades da vigilância privada;
- Criação de estratégias para casos de queda de energia elétrica;
- Estratégias de contingências para possíveis ameaças; além de controles internos de rotina, entre outros.
4 – Invista em uma equipe capacitada ou em uma empresa terceirizada que esteja comprometida em atender as necessidades da sua empresa
Contar com profissionais capacitados é essencial para assegurar que o serviço seja realizado da forma correta. Contar com uma empresa terceirizada é uma solução assertiva para quem deseja profissionais capacitados e ainda a excelência na qualidade de serviços e processos..