Blog

Os benefícios da Segurança Preventiva

25 de maio de 2022

Trata-se de práticas que envolvem a identificação, análise, avaliação e controle dos riscos que são desenvolvidas de forma contínua, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais seguro e protegido.

O principais riscos que podem ameaçar a segurança de uma empresa ou condomínio:

Os problemas mais comuns, que geralmente colocam a empresa ou o condomínio em situação de vulnerabilidade e risco são: desvio de recursos e de informações confidenciais, ambiente que possibilita invasão, furtos, assaltos, vandalismo e outras ações propositais.

Para que esses problemas sejam evitados, é necessário aplicação de segurança preventiva.

Principais ações aplicadas no planejamento de segurança preventiva

Para que essas ações sejam aplicadas de maneira assertiva, é necessário realizar um planejamento, seguindo algumas premissas. As principais ações aplicadas são:

  • Antecipação e identificação;
  • Análise e avaliação de riscos e ameaças;
  • Definição de prioridades;
  • Implementação de ações de controle;
  • Monitoramento, e
  • Reavaliação periódica.

Como é realizada a aplicação do planejamento?

A aplicação desse trabalho é feita de maneira minuciosa. Para isso, é realizado periodicamente análises de possíveis ameaças na organização, para que assim, sejam implementados novos métodos de controle, que visam a redução e/ou eliminação de qualquer possibilidade de risco.

Os benefícios da segurança preventiva são:

  • Estratégias e soluções eficientes, além da qualidade do serviço e processos.
  • Uso de equipamento de monitoramento e vigilância inteligentes e de qualidade.
  • Profissionais capacitados e experientes, e uma equipe totalmente comprometida com o trabalho.
  • Agilidade nas resoluções.

Como usar a segurança preventiva para evitar riscos e ameaças na segurança da sua empresa ou condomínio?

1 – Faça um bom projeto de segurança preventiva

Para que as ações e medidas preventivas tenham sucesso em sua aplicação, é necessário realizar um projeto com base na análise prévia realizada para identificar os pontos de atenção e planos de ação.

É fundamental que este projeto tenha um diagnóstico completo, constando as informações mais relevantes como os objetivos e necessidades da empresa, vulnerabilidades, equipamentos e tecnologia de sistemas necessários, planos de emergência e determinação de responsabilidades.

Logo após a criação desse projeto, essas medidas e ações devem ser previamente simuladas para evitar possíveis falhas em sua aplicação.

2 – Tenha a tecnologia como sua aliada

Com o avanço da tecnologia, o serviço de segurança se tornou ainda mais eficiente, quando a equipe tem à sua disposição, equipamentos e sistemas inteligentes que auxiliem na otimização do serviço.

Para isso, é essencial analisar o seu projeto e entender quais são as melhores opções de apoio, e a partir disso, investir em ferramentas que ajudem nesse processo, como é o caso dos equipamentos de monitoramento, sistemas de identificação, controle de acessos, barreiras eletrônicas, dentre outras opções.

3 – Faça o uso de estratégias de controle de acesso

Utilizando de forma adequada recursos e procedimentos de controles de acesso, é possível tornar o plano de ação do seu projeto de segurança preventiva mais eficiente.

Dentre essas estratégias podemos listar:

  • Controle de acesso mais rigoroso;
  • Controle de tráfego de documentos e volumes;
  • Controle e monitoramento de imagens e realização de rondas locais e nos perímetros;
  • Definição das atividades e responsabilidades da vigilância privada;
  • Criação de estratégias para casos de queda de energia elétrica;
  • Estratégias de contingências para possíveis ameaças; além de controles internos de rotina, entre outros.

4 – Invista em uma equipe capacitada ou em uma empresa terceirizada que esteja comprometida em atender as necessidades da sua empresa

Contar com profissionais capacitados é essencial para assegurar que o serviço seja realizado da forma correta. Contar com uma empresa terceirizada é uma solução assertiva para quem deseja profissionais capacitados e ainda a excelência na qualidade de serviços e processos..

Comente essa publicação

Entre em contato!